sexta-feira, 21 de julho de 2023

Sei quem sou, FODA-SE a opinião alheia!?

 Vivemos um tempo no qual nos sentimos estimulados a compartilhar quase tudo que fazemos/vivemos. Isso afeta nossa identidade e nossas ações, fazemos algo pensando em como compartilhar aquela ação. Os likes que recebemos nas redes sociais afetam nossa vida. Cada interação dessa libera um bocado de dopamina em nossos cérebros. A dopamina é um hormônio ligado à sensação de prazer/bem-estar. As interações causam dependência, tal qual acontece com nosso cérebro quando usamos alguma droga, e precisamos de doses cada vez maiores para nos satisfazer. Isso causa dependência.

As opiniões alheias são importantes pois somos seres sociais, precisamos de interação. Porém sermos um ser social não quer dizer levar nossa vida baseado exclusivamente nas opiniões alheias, mas sim saber o que é importante para si e o que não importa. Quando alguém diz algo sobre você, o quer que se seja, podem ocorrer uma das duas ações a seguir: ou a pessoa está mentindo ou dizendo a verdade. Se é mentira, você não deve se preocupar, pois é mentira e você não deve mudar por causa de uma mentira; Se é verdade e isto lhe incomoda, ou você muda o que incomoda em si, ou você concorda com o que foi dito e se acostuma com essa ideia; então não importa o que seja dito sobre você, na maior parte do tempo você é o responsável por sua reação a isso.

E como mudar um comportamento? Saber quem é e o que fazer, conhecer-se, embora possa ser um processo difícil, nos ajuda a minimizar os efeitos nocivos que as redes sociais e quaisquer outras interações que tenhamos possam nos causar. O conhecimento liberta, te ensina as ferramentas adequadas para lidar com cada situação.

Ao mesmo tempo precisamos do reconhecimento social, ele é importante desde os tempos das cavernas, pois só deixou descendentes aqueles que eram bem vistos pelas sociedades nas quais viveram. Mais uma vez, como lidar com essa questão? O importante é saber quem é e o que importa para si. Embora conhecer-se possa ser difícil e muitas vezes passar por um processo doloroso, ao saber quem se é, nossa vida passar a fazer mais sentido e nos sentimos mais leves, principalmente em relação às opiniões alheias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário